QUALICORP E SULAMÉRICA ANUNCIAM PLANOS DE SAÚDE INÉDITOS PARA A POPULAÇÃO
- healthtechinstitute
- setembro 14, 2020
O objetivo é oferecer a profissionais liberais, servidores públicos, estudantes, trabalhadores desempregados e para suas famílias planos coletivos por adesão mais acessíveis neste momento de crise
Elton Carluci ressalta que novo portfólio em parceria com a SulAmérica traz preços mais acessíveis
Cinco meses de pandemia trouxeram sequelas até mesmo para o setor mais necessário neste momento para a população: a saúde. Os últimos dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar demonstram que entre os meses de março e junho deste ano, os planos de saúde do país perderam 413 mil beneficiários, uma queda significativa. Eram 47,113 milhões de clientes no final de março, contra 46,700 milhões em junho. O encolhimento do mercado é consequência direta do desemprego, que jogou nas ruas mais de 2,6 milhões de trabalhadores, segundo dados do IBGE.
Para evitar uma crise ainda maior no setor e ao mesmo tempo criar soluções para a população, a Qualicorp e a Sul América fecharam um acordo inédito para criar um novo portfólio de planos de saúde coletivos por adesão, com preços mais acessíveis e descontos para a inclusão de dependentes no benefício. A ideia é que este trabalhador possa contratar para ele e sua família um plano de saúde coletivo por adesão, por meio de sua entidade de classe, ganhando um desconto de 9% nas mensalidades. Além de preços mais baixos, na prática, ele pagará ao final de um ano um valor inferior a onze mensalidades.
— Neste momento de pandemia, trabalhamos para ampliar o acesso da população à saúde suplementar, trazendo um portfólio de produtos mais acessível. Este foi sempre o norteador de nossas discussões, e nós conseguimos inovar, trazendo um produto que possa atender a este público, neste momento triste que vivemos — explicou Elton Carluci, Vice-presidente Comercial, de Inovação e Novos Negócios da Qualicorp.
Segundo ele, as negociações para a criação de um novo portfólio começaram há três meses:
— Todo o produto foi reprecificado. Quando você pega os planos antigos e compara com os novos, este produto atual é mais acessível do que o produto antigo. E a partir da segunda vida, o desconto de 9% é linear para cada membro da família. Esta é a principal característica deste produto, por que em um ano, ele economiza 108%, ou seja, mais do que o valor de uma mensalidade.
O novo portfólio traz ainda outras vantagens. Ao contratar o plano de saúde da SulAmérica pela administradora Qualicorp, o beneficiário tem acesso também ao plano odontológico. Além disso, contempla também a utilização da plataforma de telemedicina Saúde na Tela, da SulAmérica, que foi ampliada durante a pandemia e é um dos diferenciais do novo portfólio.
— A Qualicorp tem um relacionamento histórico com a Sul América. Foi uma negociação grande, que possibilitou que nós pudéssemos oferecer este outro conceito de saúde. Sabemos que muitas questões de saúde têm origem em problemas odontológicos. Sendo assim, o cliente que contratar este plano de saúde coletivo por adesão terá acesso também ao plano de saúde odontológico da SulAmérica. A plataforma Saúde na Tela também contribui para que o usuário possa realizar sua consulta com um médico sem sair de casa — explicou Elton Carluci.
Segundo o executivo, a Qualicorp é pioneira nos planos de saúde coletivos por adesão, além de possuir em sua carteira de clientes cerca de 500 entidades e associações de classe no país. Em um mercado em que 67% dos planos de saúde são empresariais, a tendência neste momento de crise será o crescimento dos planos individuais e coletivos por adesão.
— Os planos coletivos por adesão são uma excelente alternativa para as pessoas que estão em transição e perderam o emprego, por exemplo, mas ainda tem uma poupança ou renda e que precisam ter um plano de saúde enquanto se recoloca. Prova disto é que, neste cenário de queda de contratos empresariais durante a pandemia, os dados da ANS mostram que no mesmo período os contratos por adesão cresceram 38 mil vidas. São pessoas que perderam o emprego ou estão indo para o home office em outro regime, prestando serviço. Os planos por adesão vão desempenhar um papel importante neste momento de transição do país — garantiu Elton Carluci, especialista no assunto.
Elton destaca que valorizar o corretor é uma das prioridades da Qualicorp
— A pandemia agravou a situação e nós estamos trabalhando para deixar estes produtos mais acessíveis, criando planos que caibam no bolso dos consumidores e que possam atender às suas necessidades.
A preocupação do setor com a crise econômica, alavancada pela pandemia, também é grande. Há uma correlação histórica no desempenho da Saúde Suplementar em relação ao emprego e ao Produto Interno Bruto (PIB).
— Na medida em que vamos enfrentar um período desafiador, isto já é um consenso, é natural que o número de beneficiados diminua. Nós notamos que há um esforço, inclusive das operadoras, para que desta vez possamos ter mais alternativas para que o cliente não perca seu plano de saúde. Existem alguns estudos que estimam que, para cada variação de 1% do PIB, o setor pode oscilar para cima ou para baixo em cerca de 400 mil vidas. Este é o consenso no mercado.
Outra preocupação é com a mão de obra do setor. A Qualicorp opera com cerca de 400 grandes corretoras e possui aproximadamente 36 mil corretores parceiros.
— Boa parte do sucesso do crescimento do setor do plano de saúde vem dos corretores. A venda à distância não foi problema porque a Qualicorp é pioneira na plataforma de venda digital. Para incentivar nossos corretores parceiros, aumentamos as bonificações por venda de alguns produtos. Mas nossa preocupação maior foi com os corretores que foram acometidos pela Covid-19. Então, criamos um fundo solidário para garantir uma renda mínima a estes corretores durante seu afastamento.
O lançamento do novo portfólio aconteceu na terça-feira (11), em uma live que contou com a participação do CEO da Qualicorp, Bruno Blatt; do vice-presidente Comercial, de Inovação e Novos Negócios da Qualicorp, Elton Carluci; da vice-presidente de Saúde e Odonto da SulAmérica, Raquel Giglio e do head técnico de Saúde e Odonto da SulAmérica, Juliano Tomazela.